COLÁGENO – O QUE É?

Uncategorized

Colágeno é como chamamos algumas fibras presentes em várias partes do corpo (mas vou focar aqui na pele, ok?) que têm papel estrutural, ou seja, colaboram para manter a estrutura da pele. Essas fibras fundamentalmente conferem firmeza e elasticidade à pele. Quando falamos genericamente do colágeno na pele, geralmente queremos dizer também a elastina e o ácido hialurônico. Essas 3 substâncias (colágeno, elastina e ácido hialurônico) são grandes preditores de beleza e jovialidade da pele. Esses 3 são produzidos pelas mesmas células: os fibroblastos, portanto, quando estimulamos essas células, produzimos não só colágeno.

Uma forma de “testar” o seu colágeno é o teste da prega. Esse teste funciona como um beliscão: vai beliscar e tracionar a pele, e avaliar o quanto ela estica e o quão rápido ela retorna à posição original. Teste a prega em você e em uma criança (com carinho tá?) e você vai conseguir perceber exatamente o papel do colágeno.

À medida que os anos vão passando, vamos diminuindo consideravelmente nossa quantidade de colágeno, tanto porque ele está sendo mais degradado (radiação UV, poluição, má alimentação, tabagismo) quanto por ele estar sendo menos produzido! Os nossos fibroblastos vão ficando preguiçosos, chegando a tal ponto de preguiça que passam a se chamar fibrócitos (fibroblastos maduros que já não produzem colágeno na quantidade nem qualidade suficientes para manter a firmeza da pele).

A cada ano que passa, mais fibroblastos se tornam fibrócitos nesse processo que chamamos de senescência celular.

Então me digam, como melhorar o colágeno da nossa pele? Bom, temos 2 abordagens:
1) Diminuir nossa degradação utilizando protetor solar CORRETAMENTE (Seja a louca do protetor, você não vai se arrepender), higienize corretamente seu rosto 2x ao dia, pare de fumar, diminua a ingestão de ultraprocessados e mantenha sua meta proteica em dia – aqui cabe dizer que tomar colágeno não faz milagre NENHUM, apenas aumenta a sua ingesta proteica do dia, então se você não bate suas proteínas, talvez tomar colágeno ou whey faça sentido para você.

2) Fazer com que a produção de colágeno aumente. Dessa forma não existe isso de injetar colágeno na pele. O que existe é injetar substâncias que estimulem nossa produção natural de colágeno – OS BIOESTIMULADORES! Aqui faço mais uma observação: os bioestimuladores mantém nossos fibroblastos como fibroblastos e também ficam ali avisando que eles devem produzir colágeno. Porém se a sua pele já está cheia de fibrócitos (fibroblastos preguiçosos), é interessante fazer um outro tratamento antes para reabilitar esses fibrócitos de volta a fibroblastos e aí então injetar os bioestimuladores.

Compartilhar :

Posts recentes